Tags:anabolizantes, Corpo perfeito, Malhação, saúde, verão
Os perigos por trás do “corpo perfeito”
- 12/12/2011Mab Caroline e Sofia Andrade
Verão à vista! E o fluxo nas academias cresce significativamente com a chegada da estação. Músculos a mais e gordura a menos são os objetivos de quem pretende usar o mínimo de roupa possível para exibir o corpo no verão. Mas, muitas vezes, o desejo do “corpo perfeito” pode se tornar um risco para a saúde. Profissionais especializados falam sobre os perigos que as pessoas podem correr ao buscarem o “físico ideal”, deixando de lado a preocupação com o que realmente importa: exercício, aliado à alimentação correta e equilibrada.
De acordo com Thiago Onofre, professor na Universidade Federal da Bahia e especialista em nutrição desportiva, é muito comum que no verão as pessoas procurem meios de obter resultados de forma mais rápida. “As pessoas chegam a mim querendo resultado para o réveillon ou antes do carnaval, muitas vezes isso não é possível e elas se valem de quaisquer estratégias para chegar ao objetivo, esquecendo que existe um ‘passo-a-passo’ para poder alcançá-los sem causar efeitos colaterais à saúde”, conta.
Dietas sem acompanhamento de um especialista, o uso de suplementos alimentares sem prescrição médica ou até mesmo o uso de esteróides anabolizantes são os inimigos da saúde e do bem-estar físico. Segundo a nutricionista Márcia Regina da Silva, além de não serem recomendáveis, as dietas drásticas e a falta de acompanhamento profissional podem trazer resultados contrários ao esperado. “Quanto mais rápido você perde peso, maiores são as chances de recuperar o que perdeu, às vezes até o dobro”, adverte a nutricionista que afirma que a dieta tem que ser feita de forma gradual. “Se você faz a restrição de alimento de forma drástica, seu organismo não se adapta àquela nova situação e vai se ‘comportar’ de maneira compulsiva. Então, tem que haver um preparo tanto mental quanto orgânico para controlar esta compulsão”, esclarece.
Suplementos alimentares – Segundo explicações de Márcia Regina da Silva, se a pessoa se alimenta de forma nutricionalmente balanceada, ela já tem grande parte dos requisitos para
garantir um bom desempenho físico, possibilitando bons resultados na hora da malhação. De acordo com a nutricionista, qualquer pessoa que deseje fazer atividade física tem que passar pelo acompanhamento de um especialista. A suplementação alimentar só deverá ser feita de acordo com a necessidade de cada paciente. “Se a pessoa faz uma suplementação alimentar aleatória, ela
pode desenvolver disfunções renais, gastro-intestinais, dentre outros problemas mais graves, podendo até levar ao óbito”, diz. Márcia ainda explica que a ingestão em excesso de determinadas substâncias, como vitamina A, por exemplo, pode causar queda de cabelo, descamação na pele, além de disfunção hepática. Por isso, é sempre recomendável a procura de um nutricionista.
Assista aqui ao vídeo produzido por Mariana Sebatião, ex- aluna da Faculdade de Comunicação da UFBA, e saiba mais sobre o assunto.
Leia:
Anabolizantes: um risco para a vida