Tags:alimentos, efeitos, funções, Suplementos
Os suplementos campeões
- 04/02/2013Saiba quais são os suplementos mais utilizados, para que servem, seus efeitoscolaterais e quais alimentos podem substituí-los
Giltemberg Brito e Rafael Barreto
O ID126 ouviu a nutricionista clínica, esportiva e de produção, Sabrina Castro, e preparou uma lista com os suplementos mais vendidos no mercado. Ela os considera indispensáveis para atletas profissionais de alto rendimento, enquanto pede cautela aos praticantes amadores de atividades físicas. Para ambos, reforça a necessidade de um acompanhamento profissional.
Proteína (whey)
O que é: proteína do soro do leite
Pra que serve: hipertrofia muscular e emagrecimento.
Quando tomar: para a hipertrofia muscular, deve ser ingerida 15 minutos após o treino. Para o emagrecimento, 45 minutos após.
Riscos: a proteína do soro do leite é considerada uma proteína de alto valor biológico, isso significa que são proteínas de alta absorção e metabolização. Porém, há controvérsias quanto sua utilização excessiva, uma vertente defende que não existem efeitos colaterais, e outra que pode acarretar e\ou agravar problemas renais.
Em quais alimentos podemos encontrá-la: carne, peixe, queijos, soja, etc.
Aminoácidos
O que são: precursores das proteínas. Divididos em essenciais (os que corpo não produz e são adquiridos pela ingestão de alimentos) e os não-essenciais (os que o corpo pode produzir).
Pra que serve: dependendo de qual seja o aminoácido suplementado, pode servir para elasticidade e flexibilidade da pele e tonificação muscular, hipertrofia e fortalecimento do sistema imunológico.
Traz algum risco: perda considerável de nutrientes, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, além de desidratação a nível celular, se ingeridos em grande quantidade.
Efeitos colaterais: pode ocasionar diarreia.
Em quais alimentos podemos encontrá-los: peixes, carnes, ovos, lácteos.
Creatina
O que é: ácido encontrado naturalmente no organismo e que ajuda a fornecer a forma de energia mais usada pelo corpo: o ATP.
Pra que serve: auxilia principalmente na oferta de energia disponível, proporcionando mais força e hipertrofia.
Quando tomar: pode se consumida antes ou após o treino.
Traz algum risco: sua dosagem excessiva pode causar danos renais, em função de retenção hídrica, embora a maioria dos estudos afirme que não.
Em quais alimentos podemos encontrá-la: carnes, ovos e peixes.
Suplementos hormonais
O que são: suplementos que agem contribuindo com uma maior liberação de hormônios como o GH ou testosterona.
Pra que serve: ganho de massa muscular, desempenho e\ou força.
Quando tomar: os estimuladores de GH (L-arginina) devem ser ingeridos à noite. Já os estimuladores de testosterona (tribulus terrestre e ZMA) podem ser ingeridos pela manhã, ou antes do treino.
Traz algum risco: não é indicada a suplementação dos precursores de GH para quem tem câncer.
Efeitos colaterais: só há relatos referentes ao tribulus, que pode causar hipotensão em quem já tem pré-disposição.
Em quais alimentos podemos encontrá-los: carne, laticínios e ovos formam a insulina e GH; oleaginosas (castanhas) produzem o cortisol, estrógeno e progesterona; soja (estrógeno).
Leia mais
Profissionais alertam sobre o uso indiscriminado de suplementos nutricionais

