Para especialista, cuidados com radiações ultravioletas devem ser redobrados
- 11/12/2011Raios solares são principais do foto-envelhecimento e câncer de pele
Por Luan Santos e Lucas Leal
Com a chegada do verão, os atletas de praia precisam ficar atentos aos cuidados com as radiações ultravioletas. Os raios UVA e UVB são os principais causadores do foto-envelhecimento e do câncer de pele, respectivamente. Segundo a dermatologista Fabíola Costa, todos os tipos de câncer de pele estão associados, principalmente, à exposição solar crônica e, por isso, os atletas devem tomar precauções para evitar problemas de saúde.
De acordo com Fabíola, a proteção contra os raios solares devem acontecer diariamente. “Costumo dizer que o uso do protetor solar em lugares com muito Sol, como Salvador, deve ser igual ao ato de escovar os dentes, tem que ser realizada diariamente, no mínimo, duas vezes por dia”, diz. Ela alerta ainda que os frequentadores das praias devem utilizar o protetor solar a cada duas horas ou após e banho de mar ou prática de esportes, resultando em suor excessivo.
A dermatologista destaca que 90% dos cânceres de pele acontecem na face, pescoço, mãos e braços, partes do corpo que ficam mais expostas ao Sol. Fabíola afirma ainda que o horário das 10h às 15h deve ser evitado pelos frequentadores das praias. “Como a incidência da radiação UVB, maior causadora dos cânceres de pele, é maior nesta faixa de horário, deve ser evitada a exposição solar, mesmo com uso de foto-proteção”, relata.
Apesar de o Sol ser o maior causador de câncer de pele no mundo, outros fatores também podem ocasionar a doença, como produtos químicos (alcatrão e seus derivados, arsênio, entre outros) e biológicos (vírus e hormônios). Segundo Fabíola, em países de maior latitude – distância da linha do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul -, a incidência de câncer de pele é maior do que em países que possuem menor latitude. Isto acontece pois quanto menor é a latitude, menos o Sol tem incidência e vice-versa.
Cor da pele – Em relação à exposição às radiações ultravioletas, as pessoas de pele branca estão mais propensas a terem câncer de cutâneo. Segundo a dermatologista Fabíola Costa, isto acontece devido ao fato de que os negros têm uma proteção natural, graças às grandes quantidades de melanina na pele, que funcionam como um filtro, protegendo a célula do dano ao DNA causado pelo sol ou, mais especificamente, pela radiação UVB.
Radiações ultravioletas – São três os tipos de radiações ultravioletas: UVA, UVB e UVC. A radiação UVA tem maior capacidade de penetrar na pele, pois possui comprimento de onda mais longo, e está relacionada ao envelhecimento ocasionado pelo sol, foto-envelhecimento.
A radiação UVB possui comprimento de onda menor, mas mesmo em pequenas quantidades é capaz de causar danos graves à saúde, sendo sua consequência mais grave o câncer de pele. Os raios UVC não são problema para a saúde, pois são absorvidos pela camada de ozônio.
Leia:
Futebol e praia: uma combinação quase perfeita
“As pessoas não conhecem seus limites”
Esportes de praia, esportes de verão
