Tags:Acta, base de dados, Pesquisa científica, UFBA
Pesquisa científica a base de cliques
- 07/12/2011Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia oferece oficina para estudantes aprenderem como utilizar bancos de dados da internet para desenvolverem suas pesquisas acadêmicas
Por Fernanda Aragão e Marília Moreira
A imagem do pesquisador dentro de uma biblioteca em meio a milhares de livros está cada vez mais distante da realidade. Na era digital, grande parte das publicações científicas é disponibilizada em portais e em bases de dados. Ou seja, através de alguns cliques, o pesquisador pode entrar em contato com o pensamento de outros estudiosos e desenvolver suas pesquisas. Mas é preciso saber como vasculhar estes ambientes virtuais para não perder tempo. Por isso, uma das oficinas desenvolvidas durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta) ofereceu a estudantes e funcionários da Universidade Federal da Bahia a oportunidade de aprender a acessar bases de dados on-line e a utilizar a biblioteca virtual e o Repositório Institucional da própria universidade.
O mestre em Ciência da Informação, José Carlos Sales, foi quem ministrou a oficina “Atividades teórico-práticas do uso da biblioteca e da pesquisa em base de dados”, que aconteceu no dia 9 de novembro de 2011, no Centro de Estudos Baianos da Bliblioteca Central Reitor Macedo Costa, em Ondina. Para ele, “a internet favorece o acesso a dados e a informações atualizados, de forma mais democrática, contrariando o formato tradicional [de divulgação científica] de relatórios de pesquisa impressos, por exemplo.”
O impressão Digital 126 acompanhou a oficina e separou alguns sites de busca para ajudar no desenvolvimento de sua pesquisa científica:
http://www.periodicos.capes.gov.br/
Leia:
Grupos de pesquisa ajudam no desenvolvimento de metodologias