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Popularidade e política
- 06/06/2011Por Bruna Rocha e Josiane Guimarães
O pesquisador e professor de comunicação e política, Wilson Gomes, analisa a relação entre política e mídia na construção de uma imagem pública
Muitos apresentadores ‘populares’, aproveitaram sua popularidade construída na mídia para se candidatar a cargos políticos, a exemplo do radialista Mário Kertész e do ex-apresentador do programa “Na Mira”, Uziel Bueno, atualmente na Rádio Tudo FM, que ficou conhecido por usar a expressão ‘o sistema é bruto’. Outros, a exemplo do já citado Fernando José, fizeram o caminho inverso. Depois de dois mandatos na Prefeitura de Salvador, se lançou no cenário midiático baiano.
O professor da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador em Comunicação e Política, Wilson Gomes, ao falar sobre a atuação de apresentadores de programas populares, explica que nesse campo a visibilidade é um capital importante por causa dos votos e é isso que eles buscam.
Segundo o professor, “o sujeito que tem um programa popular tem, em geral, aspectos muito vantajosos na sua imagem pública. Gosta do povão, defende os seus interesses, não tem medo dos políticos, é simpático e de casa”.
Ainda de acordo com Wilson, “os apresentadores e os partidos que os acolhem têm a esperança, que algumas vezes pelo menos se prova correta, de que o seu capital de visibilidade e imagem, proveniente do campo do espetáculo mediático, possa ser convertido em votos”.
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