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Projetos para integração da Região Metropolitana demoram a sair do papel
- 02/07/2012PAC Grandes Cidades, PAC Mobilidade Urbana, Projeto Cidade Bicicleta e Planos Plurianuais “são sinônimos de atraso”.
Danielle Lopes
As grandes obras, apresentadas como solução para a integração metropolitana, e que deveriam estar prontas em 2014, para a Copa do Mundo, seguem em passos lentos. No último dia 21, foi lançado o edital de consulta pública do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, linha que já deveria estar com empresa ou consórcio contratado desde dezembro de 2011.
1 – Fonte: Transalvador | 2 – Em abril de 2012, de acordo com o Detran
Além da falta de infraestrutura viária, a gestão do transporte público de forma institucionalmente fragmentada gera conflitos de planejamento e operação. O coordenador do curso de Urbanismo da UNEB, Ney Castro, explica que as obras do PAC, em regra, estão sofrendo atrasos significativos, especialmente as voltadas para a estruturação urbana. “Daí porque, no que concerne àquelas relacionadas com a Copa do Mundo, a Fifa já divulgou que admite a realização do evento entre nós, mesmo sem a conclusão das obras de infraestrutura viária previstas”, completa Ney Castro.
O conceito de Região Metropolitana (RM) é: aglomeração urbana, polarizada por uma metrópole, definida institucionalmente, que pode ser maior ou idêntica à aglomeração, mas sempre decorrente de uma ação programática do Estado. Composta por 13 municípios, a Região Metropolitana de Salvador(RMS), apresenta-se assim apenas por definição institucional vez que, não possui seus territórios plenamente integrados.
Metrô – O edital de consulta pública da Linha 2 Salvador/Lauro de Freitas ficará aberto a contribuições durante 60 dias, contados a partir da data de seu lançamento, dia 21. Depois deste período será lançado o edital de licitação e, de acordo com a Secretaria do Planejamento do Estado, até o final do ano deverá ser realizado um pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para definição do vencedor. Os interessados em contribuir com o edital podem acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado .
A linha 2 será um metrô de superfície que passará por um corredor central na Avenida Paralela e ligará Lauro de Freitas e o Aeroporto até o Acesso Norte (Rótula do Abacaxi). Com 24,2km de extensão, as obras que estavam previstas para começar em janeiro deste ano, foram remarcadas para o primeiro trimestre de 2013. De acordo com o coordenador do curso de Urbanismo da Uneb, Prof. Ney Castro, esse modelo baseado em deslocamento por superfície “vai comprometer, enormemente, o tecido urbano no que diz respeito ao seu traçado, pois envolve ou imobiliza suas laterais”.
A linha 1, em construção há 12 anos, está em fase final de testes e já foi anunciado seu prolongamento até a Estação Pirajá. Este trecho deverá atingir a capacidade de 250 mil passageiros/dia, com intervalos de três minutos entre os trens. De acordo com o governador Jaques Wagner, o trecho entre a Lapa e Pirajá deverá ficar pronto 18 meses a partir do começo das obras em 2013, dois meses depois da Copa do Mundo. Segundo o novo cronograma apresentado pelo governo baiano, o prazo para conclusão de toda a obra é de 36 meses, o que faz crer que o metrô estará completamente pronto em 2016. Sua realização e operação se darão através de uma parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos.
Projeto Cidade Bicicleta – Meios de transporte individual sustentável também foram contemplados com projetos audaciosos. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está coordenando as obras do Projeto Cidade Bicicleta que implementará 217km de infraestrutura cicloviária interligando Salvador e Lauro de Freitas.
O projeto de âmbito estadual começou a ser pensado em 2008, mas só desenvolveu-se com a injeção dos recursos destinados na Matriz de Investimentos da Copa do Mundo de 2014. Com um custo estimado de R$41 milhões, é a opção de locomoção de investimento mais barato.
De acordo com o coordenador do projeto, Itamar Mussi “O plano funcional encontra-se concluído, com a definição das tipologias a serem adotadas nas diversas vias, as suas localizações nas vias (lado direito, lado esquerdo, canteiro central)”. Ele afirma estar lançando o edital para contratação do Projeto Executivo de54 km, com execução de obras previstas para início de 2013. O Cidade Bicicleta prevê plena integração das ciclovias com os outros meios de transporte urbano. A infraestrutura está organizada em cinco circuitos:
“Especial copa2014”que, passando pela Av.Paralela, liga os estádios de Pituaçu e Fonte Nova.
“Trabalhador” que liga Lauro de Freitas até a Feira de São Joaquim pela Av. Paralela. Interliga também alguns pontos da região suburbana.
O “Lazer” segue prioritariamente pela orla, de Stela Maris até a Barra, além de incluir os percursos do Parque de Pituaçu e a orla da Ribeira até Plataforma.
Os circuitos, “Cultural” e “Centro Histórico” serão implantados na região do centro histórico da capital. Veja o mapa completo:
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