Tags:Baía de Todos os Santos, porto de Salvador, reforma, turismo marítimo
Projetos vão trazer melhorias para a Baía de Todos os Santos
- 04/02/2013Além da reforma no Porto de Salvador, turismo náutico será beneficiado com projetos para melhor atender aos turistas
Taís Santana
Juntamente com a reforma do Porto de Salvador, novos projetos para o desenvolvimento do setor turístico da cidade estão previstos. A reforma do terminal náutico, prevista com recursos do governo estadual, sob a orientação da Secretaria de Turismo, trará crescimento na recepção de embarcações de pequeno e médio porte, além de ampliar a capacidade da marina, que atualmente possui 80 vagas e após a reforma passará a ter 120. Também será construído um espaço, próximo ao terminal náutico de embarque e desembarque de passageiros das travessias Salvador-Mar Grande e Salvador-Morro de São Paulo, para oferecer mais conforto aos passageiros.
Após o processo de modernização, alguns serviços serão implantados no terminal, a exemplo do SAC Náutico, que atenderá velejadores vindos do exterior, que chegarem a Baía de Todos os Santos. Turistas estrangeiros passam por um processo de regularização ao chegarem no país, através de procedimentos burocráticos junto a Anvisa, Receita Federal, Capitania dos Portos e Polícia Federal. A pretensão é que o tempo de regularização destes velejadores no país que hoje dura de três a quatro dias seja reduzido a um tempo médio de duas a três horas.
As melhorias no terminal náutico são reflexos de investimentos do Prodetur Nacional, programa que pretende investir R$ 170 milhões em ações para estruturação do turismo na Baía de Todos os Santos. Os recursos contribuirão para aumentar o fluxo do turismo e para fortalecer a economia, através da geração de emprego e renda dos moradores da região.
Além disso, outras ações voltadas para o setor do turismo serão planejadas para oferecer uma recepção mais adequada aos turistas náuticos. Os pontos de apoio, postos móveis de informação e saveiros revitalizados serão alguns dos locais que fornecerão serviços e ajuda aos estrangeiros e brasileiros que velejam pela Baía de Todos os Santos.
O Governo do Estado da Bahia em parceria com o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador também está realizando estudos para efetuar intervenções nas regiões da Cidade Baixa e Cidade Alta.
Leia mais