Tags:Concha Acústica, Culinária, Pipoca, Pipoqueiro, Receita
Receitas especiais de pipoca
- 11/03/2013Os pipoqueiros revelam seus segredinhos na hora de fazer pipoca
Amana Dultra
Colocar três pitadas de sal. Deixar os caroços estalarem por 13 minutos e 30 segundos. Cada um tem sua receita especial para fazer pipoca. Valter Carvalho, pipoqueiro da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, conta que o segredo está no aromatizante de queijo que ele coloca. “Atrai o cliente de longe, pelo cheiro!”, conta.
A carta na manga dos pipoqueiros é o olfato. É só ter um carrinho de pipoca que já se vê as pessoas, tal qual nos desenhos animados, flutuando atrás do cheirinho bom de pipoca quentinha na manteiga. E eles estão certos. Muitas pesquisas indicam que o olfato é o sentido que primeiro aguça o apetite, pois é o primeiro a enviar mensagens para o cérebro, através das sinapses.
Já o pipoqueiro Gustavo Santos tem um truque para a pipoca doce. Segundo ele, essa especialidade não é comercializada na Concha por ser mais trabalhosa, mas quando prepara, aproveita para colocar algumas pitadas de canela para aguçar o aroma.
O segredo da pipoca mais antiga da Concha é carisma e amor. Félix dos Santos conta que alguns de seus clientes, mesmo quando não vão comprar, vêm cumprimentá-lo. “Isso me dá muita felicidade, pois são meus clientes há muitos anos”, comentou.
Encontramos também alguns sites com dicas especiais para quem está se preparando para um cineminha em casa. E você, qual seu segredo na hora de fazer pipoca?
Pipoca com diferentes sabores: da tradicional à com bacon
Pipoca com sorvete e também com marshmellow
Para quem prefere de microondas: Doce e Salgada
Leia mais
Veja qual a relação dos pipoqueiros com a casa
Quando os holofotes da Concha se viram para o palco