Tags:Memória, Prêmio, Repositório Institucional, UFBA
Repositório Institucional da UFBA ganha concurso nacional
- 12/12/2011Desde 2010 em funcionamento, o RI tem como principais funções centralizar a produção acadêmica e preservar a memória da universidade
Texto e foto: Vitor Andrade
Em atividade desde setembro de 2010, o RI tem como principais funções disponibilizar as produções acadêmicas geradas por seus alunos, professores e funcionários, e preservar a memória da universidade. Até o fechamento desta matéria, o repositório, que tem armazenamento ilimitado, possuía quase quatro mil trabalhos acadêmicos cadastrados.
A UFBA tem o segundo maior número de itens depositados entre as universidades federais. Só perde para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porém, de acordo com Rodrigo França, coordenador técnico do RI/ UFBA, essa situação mudará quando for incorporado o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) ao repositório, fato que está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2012. “Possivelmente, quando isso acontecer, nós ficaremos em primeiro lugar”, acredita Rodrigo.
Para Marcelo Embiruçu, pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA e coordenador geral do repositório, o BDTD é uma das poucas ferramentas para disponibilização da produção acadêmica. Por isso, é necessário que haja a cultura de se publicar os trabalhos no repositório, embora a inserção ainda não seja obrigatória, o que o pró-reitor espera que em breve possa vir a ser. “Isto ainda será definido pelos conselhos superiores da nossa universidade”, diz.
Segundo Flávia Gourlart Rosa, diretora da Edufba, em 2012 espera-se capacitar o corpo técnico da editora para colocar os livros em formato e-book, e não apenas em formato pdf. A produção da Edufba fez parte do projeto-piloto do RI. Segundo a professora, muitos livros são fruto de pesquisa financiada pelo próprio estado, através das agências de fomento, por isso “ao disponibilizarmos estes conteúdos estamos cumprindo com uma das funções sociais, dando retorno à sociedade do investimento feito na pesquisa”.
Leia:
O repositório é resultado de uma tese
