Tags:Operação Gota D'água, Seca, Semiárido
Rotas da Operação Gota D’água
- 11/03/2013Em suas duas primeiras edições, o projeto ajudou famílias nas cidades baianas de Capim Grosso, Mirante e Nova Fátima
Gilberto Rios
Junto com Luís Alberto Ferreira, idealizador da Operação gota D’água, os camaráguas puderam sair para distribuir toda a água que recolheram em dezembro do ano passado. Na primeira viagem, levaram sua ajuda para os municípios de Nova Fátima e Capim Grosso (distantes da capital baiana 220 e272 quilômetros, respectivamente). São quase mil quilômetros rodados para levar água a essas cidades do semiárido baiano.
“Nesses locais, as pessoas pareciam desconfiadas, mas, depois de uma conversa, quando percebem a nossa intenção, por mais modesta que ela seja, acolhem-nos bem”, conta Luís, quem continua: “Outro momento crucial foi quando uma senhora a quem beijei a mão disse-me que aquele ato de matar a sede ia além da água e então beijou a minha mão”.
Na segunda viagem, em fevereiro deste ano,os municípios destino do caminhão eram ainda mais carentes. Eles fazem parte da área conhecida como “triângulo da miséria”, onde a seca se une a condições socioeconômicas ainda mais precárias que a média da região.
No município de Mirante (471km afastado da capital e, segundo o IBGE/2005, cidade com o PIB mais baixo da Bahia), a entrega contou com reforços.“A segunda operação foi definitivamente a mais marcante. Mais água e merendas. O mestre do quadrinho nacional, AntônioCedraz, doou-nos 1.250 exemplares da revista da Turma do Xaxado”, relembra Luis.
Para continuar com as ações, entretanto, Luis e os demais camaráguas precisam saber que contam com ajuda de outros voluntários. O projeto já se prepara para a terceira empreitada e os interessados podem entrar em contato com Luís pelo e-mail mecaorga@hotmail.com ou pela página do Operação Gota D’água no Facebook.
Leia mais:
Operação Gota D’água distribui água a famílias no semiárido baiano
“Não se combate um fenômeno natural, apenas se criam mecanismos para se sobreviver a ele”

