Tags:Arrastão junino, cultura, samba junino
Samba junino da capital arrasta população no centro da cidade
- 13/07/2011São João comemorado com trio elétrico no centro da cidade
Por Joseane Rosa e Renê Santos
Não é de hoje que o festejo junino vem acompanhado com muito samba no pé. No dia 24 de junho, as ruas do centro de Salvador foram tomadas por uma multidão que participou do Arrastão Junino. O evento ocorre há três anos e é, segundo o organizador José Arerê, uma opção para aqueles que não viajam para as cidades do interior e comemora o São João na capital.
Quem foi ao Campo Grande pôde acompanhar a festa indo atrás do trio elétrico puxado pelas bandas Fora da Mídia e Luci Laura. No Pelourinho, Liberdade, Plataforma e Engenho Velho de Brotas, as pessoas curtiram o samba junino com bandas dos próprios bairros que se apresentaram em palcos montados nas praças.
Apesar de ser considerado patrimônio cultural, o samba junino tem perdido força nos bairros populares, onde tudo começou. Em muitos bairros a festa já não acontece mais e, em outros, acontece por causa da falta de incentivo público. No Engenho Velho da Federação, a festa deixou de acontecer por causa da violência. No bairro de Brotas, sobrevive apenas pelo esforço dos moradores e da Federação do Samba Junino que consegue manter a festa com seus recursos.
Continue lendo:
O samba duro pede passagem aos festejos juninos
Pandeiros e repiques silenciados no Engenho Velho da Federação
