Tags:divulgação científica, jornalismo ambiental, jornalismo científico, SNCT
SNCT discutirá mudanças climáticas em outubro
- 08/06/2011Maior evento de divulgação científica do país quer mobilizar jovens
Por Joseanne Guedes
Envolver a juventude, pensar o aquecimento global e os extremos climáticos, e desenvolver medidas de proteção são as missões do maior evento de divulgação científica do país. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, abordará o tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.
Instituída em 2004 por decreto presidencial, o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é mobilizar, principalmente os jovens e crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Anualmente, a SNCT conta com a participação de universidades públicas, de instituições de fomento a pesquisa, de órgãos estaduais e municipais, através de atividades como ciclos de debates, feiras de ciências, visitas a planetários, possibilitando à população maior acesso ao conhecimento científico.
Como e por que cobrir C&T – A questão de “Como e por que cobrir ciência e tecnologia” foi tema do I Seminário de Jornalismo Científico, que reuniu estudantes e profissionais da área de comunicação, durante a VII SNCT, realizada em 2010. O evento trouxe a Salvador o doutor em Comunicação pela USP, Wilson da Costa Bueno, que enfatizou que jornalismo não é tradução.
De acordo com o professor, para uma cobertura que fuja da mera reprodução das fontes, o jornalista precisa compreender o processo de produção científica, dispor de fontes competentes (embora independentes), formatar o texto em conformidade com a audiência, confrontar informações, buscar a contextualização com o dia-a-dia, enfim, evitar erros comuns cometidos na cobertura de C&T, ocasionados, muitas vezes, pelo despreparo dos jornalistas.
Continue lendo:
Quando o “saber” implica em “saber transmitir”
FACOM colabora para a divulgação de C&T
Desafios para novas pautas na comunicação, ciência e política
Anunciantes tentam silenciar questões ambientais em Salvador