Tags:Bamor, Facebook, Os Imbatíveis, Torcidas organizadas, Twitter
Torcidas organizadas também fazem coro nas arquibancadas virtuais
- 01/06/2011A Bamor, organizada do Bahia, e a Os Imbatíveis, do Vitória, mantém perfis nas redes sociais para interagir com os integrantes
Por Eudes Benício
Com até dez mil associados, as maiores torcidas organizadas baianas encontraram nas redes sociais uma forma de tornar mais ágil e amplo o seu contato com os associados. A Bamor e a Os Imbatíveis, respectivamente as maiores agregadoras de torcedores de Bahia e Vitória, aderiram aos perfis nas redes sociais e hoje os usam como instrumento para se organizarem ainda mais.
Possuindo associados não só na capital baiana, como no interior, os grupos de torcedores conseguem se mobilizar, discutir assuntos dos seus clubes e promover ações através do contato virtual. “Comunicar com os nossos integrantes ficou bem mais fácil com esses novos recursos da internet. Somos mais de dez mil torcedores, então não tem como falar com todos diretamente”, diz Adones dos Santos, atual vice-presidente da Bamor, torcida organizada do Bahia. Entre os tricolores, todos os membros da direção da Bamor participam direta ou indiretamente do processo de atualização dos perfis, opinando no que será dito para os torcedores que também vibram virtualmente.
No lado rubro-negro, já foi possível até mobilizar grande número de torcedores numa ação realizada exclusivamente através das redes sociais. O evento aconteceu na final da Copa do Brasil de 2010, quando centenas de torcedores foram prestigiar o time antes do embarque para a partida em São Paulo. “Esse é um dos exemplos de como conseguimos convocar muitos torcedores usando só a internet”, conta Gabriel Oliveira, presidente da maior torcida organizada do Vitória, Os Imbatíveis, hoje com cerca de cinco mil integrantes.
O líder dos apaixonados pelo Leão ainda chama a atenção para um risco real na administração dos perfis. “Um ponto negativo nessa história são os fakes. Criam esses perfis falsos e acabam incentivando coisas que nós não defendemos, como a violência, por exemplo”, alerta Gabriel.
Ainda aspirando à categoria de grande no futebol baiano, o Bahia de Feira – último campeão estadual -, por meio da sua torcida, também integra o cenário das redes sociais. O perfil no Twitter foi criado para divulgar notícias e comentar o dia-a-dia do clube.
Continue lendo:
O jornalismo de olho nos perfis da dupla BaVi nas redes sociais
Bolota da Bahia: um exemplo que está dando certo
#TánaRede: Os grandes do futebol baiano batendo bola no gramado digital