Tags:graduação dança ufba
UFBA possui a graduação em Dança mais antiga do país
- 13/07/2011A instituição baiana também é a única com mestrado nesta área na América Latina
Por Cristiani Cardozo
A Universidade Federal da Bahia foi a primeira universidade brasileira a instalar a graduação nas áreas de licenciatura e bacharelado em Dança. Em 1956, o projeto de implantação dos cursos de Licenciatura em Dança e Dançarino Profissional foi efetivado pelo reitor Edgard Santos.
A partir de março de 1965, o curso de Dançarino Profissional transformou-se em Grupo de Dança Contemporânea (GDC), criado por professores e alunos (07 mulheres e 02 homens), tendo como diretor artístico Rolf Geleweski, que tinha apoio do então reitor da época, Miguel Calmon. Nomes como Clyde Morgan, Roger George, Klauss Vianna, Dulce Aquino, Lia Robatto, Carmen Paternostro, Márcio Meirelles e Teresinha Argolo, dentre outros, coreografaram o GDC. O atual Grupo de Pesquisa em Dança Contemporânea está sob a coordenação da professora Gilsamara Moura.
No Brasil, existem em média 20 cursos de graduação em Dança. Com algumas variações, fazem parte do currículo disciplinas como: improvisação, estudo de espaço, estudo da forma, elementos de música, técnica de dança moderna, coreografia em grupo, composição solística, história da dança e anatomia artística. O curso tem duração de quatro anos. “A graduação aqui foi satisfatória, porque eu sabia o que eu queria e onde queria chegar e também entender a dança não somente como movimento ou fruição artística, mas compreender que ela pode ser um vetor de transformação social”, afirma Jean Therese, concluinte do curso de Dança da UFBA.
Pós-Graduação em Dança – A Escola de Dança da UFBA possui o único mestrado da área na América Latina. Implantado em 2005, sua proposta é entender o corpo como campo de ocorrência dos processos de cognição, comunicação e evolução, implicados nos sistemas culturais, que permitem compreender a dança como uma configuração que explicita e potencializa esses processos. “Quem quer fazer mestrado em Dança no Brasil, só pode fazer aqui”, confirma a professora Gilsamara Moura. “A UFBA é um centro de excelência e de referência internacional. É um lugar em que tudo pode acontecer. Aqui tem um ambiente muito potente em pesquisa e um lugar em que a criação é muito forte, para a área da dança”, complementa.
Continue lendo:
Profissionais de dança podem atuar em várias áreas
Dança ganha destaque no cenário cultural baiano
Companhias de dança da Bahia desenvolvem diversas linguagens artísticas
