Um tabu do trânsito: o celular
- 04/02/2013Os smartphones podem ser de grande ajuda no trânsito caótico de Salvador
Iasmin Sobral e Rita Barbosa
O uso de celulares é terminantemente proibido quando se está dirigindo. A falta de atenção que o celular pode acarretar acidentes e a punição para esta infração é de R$85,13 com a perda de quatro pontos na carteira de motorista – multa considerada leve. Isso, se o acidente for em pequenas proporções.
Inicialmente utilizados para receber e efetuar chamadas, os celulares agora abrangem outros modos de comunicação, como a troca de mensagem e uso da internet. Com a popularização dos smartphones, o número de motoristas que utilizam aplicativos ao mesmo tempo em que estão no volante cresceu significativamente, visto que os celulares oferecem a possibilidade de se usar inúmeros aplicativos. O Whatsapp, aplicativo gratuito que permite a conversação e troca de conteúdo com amigos, é um dos mais utilizados, pois basta estar conectado à Internet para enviar e receber as mensagens. Este aplicativo possibilita aos motoristas uma troca de informações como blitz policial, engarrafamento, localização de radares, etc.
Karla Veiga, administradora, afirma utilizar o Whatsapp mesmo sabendo que é proibido e passível de punição. “Eu uso quando estou no engarrafamento ou na sinaleira. Mas sei que é irresponsabilidade minha”.
Entretanto, os smartphones também contribuem para os motoristas com aplicativos que fornecem informações sobre rotas e locais de congestionamento, como o Waze.
O uso de celular ao volante é fonte de muitos problemas no transito, levando a falta de atenção e aumentando a chance de acidentes acontecerem. Porém, se utilizado de maneira segura, pode ser grande aliado dos motoristas.
Leia mais
Problemas do trânsito em Salvador
Caos: palavra que define o trânsito de Salvador


