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Estudo sobre o Foursquare avalia a trajetória dos usuários pela cidade
- 08/07/2013Danilo Pestana e Vander Luís
Ao sinalizar um lugar em tempo real no Foursquare, o usuário está realizando um check-in. Caso faça mais check-ins em determinado local, ele se tornará mayor (prefeito) daquele espaço. Para os estabelecimentos comerciais, isso significa que ele é um cliente especial e poderá ter descontos em diferentes produtos ou serviços. Sales cita que empresas como Heineken e Starbucks utilizam a ferramenta para se aproximar de seus consumidores e fortalecer as marcas perante seus públicos-alvo.
Destaques da pesquisa – A sondagem analisou mil check-ins feitos por usuários em Salvador. Dentre os resultados, o estudo aponta os bairros Caminho das Árvores, Rio Vermelho e Pituba, nessa ordem, como os que mais contabilizam sinalizações dos soteropolitanos. Na visão de Maria Beatriz, 29 anos, pós-graduanda em comunicação e marketing em Redes Sociais pela Faculdade Batista Brasileiro e Gestora de Comunidade da rede social Kekanto (aplicativo móvel com características similares ao Foursquare), isso demonstraria o surgimento de uma relação socioeconômica dos usuários com a ferramenta.
Quanto aos lugares mais frequentados, se engana quem acha que bares e restaurantes aparecem com mais frequência. As residências, locais de trabalho e escola/faculdade lideram a lista, somando 31% do total de check-ins. Maria Betriz aponta duas possíveis causas para esse ranking. A primeira seria a competição incentivada pela ferramenta, o usuário faria check-ins em ambientes nos quais passa cotidianamente para conquistar mais pontos. Outra razão, ainda segundo a pesquisadora, seria a ausência de conexões 3G na maioria dos smartphones: “Isso faz com que algumas pessoas só utilizem o aplicativo conectadas em redes Wi-fi”, explica.
Para Heber Sales, que também é diretor executivo da agência de publicidade digital Nuve, a ausência de estudos aprofundados na área é uma deixa para que especialistas em planejamento de agências locais iniciem pesquisas próprias. “É uma força-tarefa concentrada em poucos profissionais. Porém, creio que a tendência seja atrair mais comunicólogos, já que o estudo sobre a ferramenta é incipiente e ainda há muito que se explorar”, finaliza.
Cada um dos usuários apresentou, em média, 535 seguidores em seus perfis no Twitter, enquanto a média mundial é de 126 seguidores para cada usuário do microblog. Em uma análise breve, os usuários do Foursquare parecem mais bem relacionados e mais conectados que quem ainda não aderiu à ferramenta. No total, esses check-ins podem ter sido vistos por mais de 530 mil pessoas no Twitter. Esse número representa o total de seguidores dos usuários monitorados.
A porcentagem de check-ins realizados por pessoas de outros Estados que passavam por Salvador foi de 27% – desses, 8,2% vieram de paulistas, 2,5% de pernambucanos e 2% de fluminenses. Ao analisar o gênero dos usuários, vimos que a maioria é composta de homens, 72%. As mulheres representariam apenas 28%. Entre os dez primeiros hard users constava apenas uma mulher, que realizou 24 check-ins no período.
Metodologia- Para a realização da pesquisa, elegemos a ferramenta Scup. Idealizado para atender objetivos mercadológicos, o Scup é voltado para monitoramento de marcas, produtos e serviços de empresas preocupadas com sua imagem institucional nos ambientes digitais. No entanto, devido às funcionalidades, esse tipo de ferramenta vem sendo utilizada por jornalistas, publicitários e demais pesquisadores interessados em extrair informações dos sites de redes sociais.
Tomamos como amostra os check-ins compartilhados no Twitter. Para isso, captamos 1.367 check-ins, dos quais selecionamos 1.000 mensagens postadas publicamente no microblog no período de 11 dias (01/06/2013 a 11/06/2013) e que deveriam conter as palavras “i’m at Salvador Bahia / BA”, termos que aparecem na publicização do check-in em outras redes diversas. São ignorados termos como “San Salvador” ou “El Salvador”, de modo que apenas a capital baiana seja contabilizada.
Ao cadastrar a expressão de busca escolhida e selecionar a rede Twitter, surgem no painel os check-ins. Com isso, é possível identificar de imediato o avatar do usuário, o número de seguidores, o local compartilhado, o número de check-ins realizados pelo usuário no período, o dia e o horário. Cada item monitorado pode receber inúmeras tags que servem para enquadrar os check-ins. Dessa forma, foi catalogado o bairro em que a mensagem estava atrelada e a categoria do local cadastrado no Foursquare. Apesar da possibilidade de atribuir polarização aos dados (positivo, negativo e neutro), essa classificação não foi utilizada.