Tags:bebida, enoturismo, mercado, sommelier, uva, vinho
Vinhos em Salvador: onde comprar?
- 06/06/2011Como o cuidado e conservação interferem na apreciação da bebida
Por Leonardo Pastor e Naiá Braga
Enquanto a Bahia está se firmando no posto de grande produtora de vinhos, os consumidores mais assíduos procuram os melhores lugares para comprar a bebida e buscam as harmonizações culinárias ideais. O sommelier Vevé Bragança afirma que, além do armazenamento, a escolha do lugar onde comprar o vinho é determinante. Segundo o consultor, os supermercados não são bons lugares para adquirir vinhos, pois eles estocam o produto como qualquer outra mercadoria, sem c
uidado com à exposição à luz e temperatura ideal. Assim, o vinho teria suas propriedades naturais alteradas e em alguns casos, teria até seu sabor comprometido. Ao contrário do que se imagina, as casas especializadas não cobram uma taxa adicional para a escolha do vinho. Quanto ao armazenamento pós-compra, Bragança explica que os vinhos podem ser guardados na geladeira sem comprometimento da qualidade por um período curto.
Ana Andrade, responsável pelo setor de vinhos das lojas Perini, assegura que o diferencial da Adega Perini está no atendimento pessoal ao cliente, preocupação com suas necessidades e o cuidado de ter uma pessoa dentro da loja dedicado exclusivamente ao atendimento. Questionada sobre os vinhos mais procurados pelos soteropolitanos, os vinhos argentinos, chilenos e portugueses são os de destaque.
Já para aqueles que ultrapassam a apreciação de um bom vinho e tornam-se verdadeiros enófilos, a dica do consultor
Vevé Bragança é procurar locais na cidade em que são oferecidos cursos e workshops sobre a bebida. A Miolo Wine Group, vinícola com escritório na capital baiana, oferece também cursos especializados sobre tipos de vinhos. Eles costumam ser oferecidos em locais como a Adega das lojas Perini, a Anna Import e a Casa dos Vinhos, lojas especializadas com cursos voltados para quem tem um interesse maior sobre o tema.
Continue lendo:
Especialistas e apreciadores reúnem-se para eleger os melhores vinhos
O vinho começa a ganhar espaço na mesa do baiano