Tags:BRT, mobilidade urbana, salvador, VLT
VLT e BRT: Entenda as diferenças e vantagens de cada modelo
- 31/10/2011Faltam menos de três anos para o início da Copa do Mundo no Brasil. Salvador, dona de um dos metrôs mais mal executados do mundo irá sediar o evento ao lado de outras 11 cidades. Com o intuito de preparar a cidade para o acontecimento e deixar um legado para a população, projetos de mobilidade urbana estão sendo discutidos pelo Governo Estadual e Prefeitura de Salvador. Enquanto isto, boa parte dos moradores da capital baiana dorme no ponto, alheia a estes preparativos, sem tomar conhecimento dos prós e contras dos modelos e de como eles podem alterar o trânsito da cidade.
No centro da discussão, estão o BRT -Bus Rapid Transit, ou simplesmente, ônibus de trânsito rápido – e o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. Por permitir que os trens utilizem energia elétrica, o VLT é o preferido daqueles que defendem um transporte com menor impacto ambiental. Entretanto, com pouco menos de três anos para o início da Copa, o BRT parece ser a alternativa mais viável.
Conversamos com o professor doutor de arquitetura da UFBA, Marcos Rodrigues, sobre os dois modelos e o resultado você confere no podcast abaixo.
Continue lendo:
Caminhando para o futuro (na velocidade de uma tartaruga)